YouTube Contra Pirataria

Há tempos o Youtube se compromete a eliminar conteúdos protegidos por CopyRight de seus servidores. E não é mentira, confira o que pode acontecer com seus arquivos lá hospedados

.

Todos sabem que, por toda a rede encontramos de tudo, eu disse TUDO! Desde o último capítulo da novela até aquele filme que marcou época há mais de 40 anos. Os principais responsáveis por exibir esses arsenais são os sites que hospedam vídeos. Aí temos uma infinidade: Tv Uol, Globo vídeo, 4shared, videologs etc etc. Mas aqui no Brasil, nenhum fala mais alto que o YouTube, e como não poderia ser diferente, tudo que está em evidência fica também mais vulnerável. Tanto que todos ainda lembram quando ele quase foi vetado por exibir imagens do flagra de "um amor em mar aberto". Na mesma época as produtoras e emissoras pressionaram para que fossem filtrados os vídeos contendo cenas de filmes, novelas, desenhos, seriados e afins, e desde então o Youtube vem se esforçando para dexar "limpo" seus servidores.
não é uma tarefa nada fácil, sabendo-se que a cada segundo, são upados horas de vídeos. Mas até que não tem sido nenhum problema, pois foram criadas sofisticadas ferramentas de rastreamento e muitos vídeos proibidos já foram devidamente aniquilados.

A filtragem não está limitada apenas ao vídeo. Hoje recebi um e-mail do Youtube dizendo que um vídeo gerado por mim continha conteúdo com licença reservada. Ao verificar do que se tratava percebi que era sobre a música de fundo. O vídeo em si (que foi feito a pedido de um cliente) não chegou a ser bloqueado, mas foi informado que não ficaria disponível em alguns países, devido à restrições regionais de cada um. Veja imagem



Contudo, o Youtube ainda é uma das melhores opções para compartilhar vídeos. Você só tem que obedecer a legislação e ter o bom senso quando for usar material de terceiros.

Texto: Rafael Oliveira.