Recuperação de mídias

Bom, como nem todo Blog vive só de aprimoramentos, vamos dar um tempinho ao lay-out do Sem Fio, Confio! e vamos ao que interessa: Matérias!

Essa semana estive à procura de algumas empresas que prestassem o serviço de restauração de mídias. No meu caso, precisava restaurar uma filmagem em VHS de um cliente. Usei um singelo buscador e encontrei algumas empresas bastante interessantes.

Normalmente não se recupera a mídia em si, mas seu conteúdo. Pois a empresa não pretende se responsabilizar por eventuais reincidencias de defeito no equipamento. A menos que o motivo da perda dos dados tenha sido por falha humana.
Mas infelizmente não consegui fazer a recuperação de VHS, então acabei fazendo a edição do conteúdo com o que foi possível trabalhar.

O que quero expor é que você não precisa se desesperar e nem desfazer do seu material que outrora guardou informações suas!
Há recuperação, total ou parcial, de praticamente qualquer tipo de mídia que você imaginar:
Fitas K7, Vinil, DAT, Filme 8mm, Disquetes, Negativos fotográficos, CD, DVD, HD, Cartões de Memória, MD, SSD, e por ai vai...
Até mídias com mais de 500 anos são restaurados, como quadros antigos, e inscrições em rocha. Claro que para cada uma das citadas acima há serviços distintos de repente você não encontre tudo o que deseja em uma unica empresa mas certamente encontrará em outras.


Vale também uma análise no custo x benefício, pois se o conteúdo for de pouca relevância ou mesmo se você pode achar facilmente, então contratar um serviço de restauração pode lhe sair bem caro, uma vez que essa técnica depende de um estudo prévio do material, o que requer tempo.
Como a mídia que domina é o Disco Óptico, para pequenas avarias como riscos, sujeira, manchas.... podemos recuperar em casa mesmo. Há muitas dicas na internet, até o uso de Creme Dental para polir CDs. Mas se você quer algo menos improvisado, use o polidor que você vê acima. Um bastão de cera especial normalmente é usado para fazer a restauração do disco.

Logo, se pretende rever seus arquivos, faça uma pesquisa e descubra qual a melhor maneira. Você tem muitas chances ter êxito, mas lembre-se: No caso de você tentar recuperar por sua conta, pode terminar por invalidar de vez o material. Por isso se não tem certeza do que está fazendo, é melhor deixa quieto e procurar um profissional. Boa sorte!